FANDOM


SethMac

Seth e sua maior criação. Fonte: ou simplesmente Seth Ma

Seth Woodbury MacFarlane, ou simplesmente Seth MacFarlane, é um ator, dublador, animador, roteirista, comediante, produtor, diretor e cantor norte-americano, mais conhecido por ser o criador de Family Guy, American Dad! e The Cleveland Show.

Nascido em Kent, Connecticut, graduou-se na Escola de Design de Rhode Island, onde estudou animação, alcançando o grau de bacharel em Belas Artes. Seth foi um dos animadores e roteiristas de Hanna-Barbera para vários dos programas de televisão criados pela empresa, incluindo Johnny BravoCow and ChickenDexter's Laboratory e I Am Weasel, antes de criar sua própria série para a 20th Century Fox em 1999, chamada de Family Guy. Após isso, tornou-se o cocriador de American Dad! em 2005 e de The Cleveland Show em 2009, para a FOX. Passou a trabalhar como produtor executivo do seriado The Winner da Fox.

MacFarlane ganhou vários prêmios por seu trabalho em Family Guy, incluindo dois Primetime Emmy Awards e um Annie Award. Em 2009, ele ganhou o prêmio Webby. Durante vários anos, a animação Family Guy tem sido alvo de críticas de grupos de vigilância da televisão, como o Conselho de Pais para a Televisão, que regularmente condena o programa por sua suposta "indecência". Ele ocasionalmente discursa em universidades e faculdades em todo os Estados Unidos, além de ser ateísta e defensor dos direitos homossexuais e legalização da maconha. Três episódios que expõe esses temas, respectivamente, são: "Nem Todos os Cães Merecem o Céu", "Você Agora Pode Beijar... a Noiva?" e "420".

No especial de 100 episódios, Seth entrevistou diversas pessoas que assistiram Family Guy e não gostaram. As única aparição animada dele na série foi em "Uma Farsa Muito, Muito, Muito pra Lá de Sombria" e "Os Simpsons da Pesada".

Seth escreveu os seguintes episódios:

Seth dubla os seguintes personagens:

Links externos Editar